Bem vindo ao espaço Ferdi Na -Gô!

Sou formada em Artes Visuais na UFMS, moro em Campo Grande, MS.
Este espaço será para mostrar algumas obras que fiz, juntamente com as técnicas utilizadas e os materiais.
Mostrarei algumas obras de artistas que admiro, e sempre lembrando da arte afro-brasileira.
Não deixe de postar o seu recado.
Aceito encomendas de esculturas, pinturas, desenhos, telas...
Um abraço
Que Yemonja abençoe a todos!

sábado, 29 de março de 2008

TÉCNICA EM FÔRMA PERDIDA


TÉCNICA DE FÔRMA PERDIDA

Em 10 passos!

Essa técnica constitui em:

PRIMEIRO PASSO:
Modelar em argila, colocar pedaços de acetato (folhas de radiografia), dividindo a escultura, colocar fita crepe no acetato para ficar firme.

SEGUNDO PASSO: Faça um barragem de argila. uns 3 ou 4 cm da sua escultura, para delimitar a fôrma de gesso.

TERCEIRO PASSO:
Coloque água em uma bacia, e vá colocando o gesso aos poucos (sem mexer), até que você aviste uma "ilha" em cima da água. Agora é a hora de mexer o gesso. Coloque um pouco de pigmento xadrez líquido para identificar que esta camada está próxima da escultura. Quando estiver no ponto de creme, vá colocando em cima da escultura (aos poucos para não deixar ar).

QUARTO PASSO: Faça novamente mais duas camadas de gesso, lembrando que o acetato deve ficar com pedaços para fora da fôrma.

QUINTO PASSO: Após a total secagem do gesso, é hora de abrir a fôrma. Tire a barreira de argila, e vá tirando os acetatos, depois é só descolar a fôrma da escultura.

SEXTO PASSO:
Pegue a fôrma, limpe com um pouco de água e uma escovinha de dente (bem de leve para não machucar a fôrma). Deixe secar.

SÉTIMO PASSO: Com a fôrma pronta, é hora de fundir a obra. Pegue as duas partes da fôrma de gesso, passe vaselina dentro e no encaixe, prenda com um pedaço de borracha (câmara de pneu), prendendo bem forte. Passe argila em toda liga da fôrma, para não perder a resina (se quiser, pode passar gesso para ficar mais vedado). Coloque a fôrma de cabeça para baixo num lugar que ela fique fixa.

OITAVO PASSO:
Faça a mistura da resina de poliéster como catalisador (dependendo da quantidade de resina, equivalente para a quantidade de catalisador) lembrando que muito catalisador, racha a peça. Adicione materiais diversos na resina e coloque na fôrma, aos poucos para não ficar com bolhas de ar (pegue uma varinha de madeira e vá derramando o líquido por ela, ajuda a não ficar com ar). Deixe a resina endurecer. Dependendo do clima, a resina pode demorar 12h ou 24h para total secagem, em dia de chuva, ela demora 72h ou mais. (a resina quando estiver líquida, o potinho não pode ficar exposto a luz do sol).

NONO PASSO:
após secar a resina, pegue a fôrma, tire a borracha e a argila, e vá quebrando bem devagar o gesso, lembrando que a parte do gesso colorido avisará onde está sua escultura. Após aberta a fôrma é hora de lixar a escultura em resina de poliéster.

DÉCIMO PASSO:
As lixas devem ser lixas d'água, comece com uma numeração menor de lixa como a 80 e vá subindo devagar até chegar a uma lixa 1.200 ou maior. Até que a escultura esteja sem riscos ou machucados. (você pode lixar com a retificadora, ajuda muito).

É isso aí, agora é só pegar os materiais, um pouco de criatividade, estilo e fazer sua produção artística!

Nenhum comentário: