Bem vindo ao espaço Ferdi Na -Gô!

Sou formada em Artes Visuais na UFMS, moro em Campo Grande, MS.
Este espaço será para mostrar algumas obras que fiz, juntamente com as técnicas utilizadas e os materiais.
Mostrarei algumas obras de artistas que admiro, e sempre lembrando da arte afro-brasileira.
Não deixe de postar o seu recado.
Aceito encomendas de esculturas, pinturas, desenhos, telas...
Um abraço
Que Yemonja abençoe a todos!

segunda-feira, 31 de março de 2008

E assim disse Frei Beto...

"Trago no sangue uma África. O reboar de tambores, a ponta agiada de lanças, os riscos coloridos realçando a pele e, na boca, o gosto atávico dos frutos do Jardim do Éden.

Na alma, as cicatrizes abertas de tantos açoites, o grito imperial dos caçadores de gente, o balanço agônico da travessia do Atlântico e, nos porões, a morte ceifando corpos engolidos pelo mar e triturados pelos dentes afiados dos peixes.

Sou filho de Ogun e Oxalá, devoto de Iemanjá, a quem elevo as oferendas de todas as dores e cores, lágrimas e sabores, o choro inconsolável das senzalas, a carne lanhada de cordas, os pulsos e os tornozelos a ferros, a solidão da raça.Sou escravo e, no entanto, senhor de mim mesmo, pois não há ferrolho que me tranque a consciência nem moralismo que me faça encarar o corpo com os olhos da vergonha.

Tão povoado é o céu de minhas crenças, que não rejeito nem mesmo a santeria do clero.

Antes, reverencio o cavalo de São Jorge, transfiro aos altares a devoção aos meus Orixás, lanço ao rio a Virgem Negra na fé de que, entre tantas brancas, trazidas no andor do senhor de escravos, chegará o tempo em que a minha será Aparecida e, a seus pés, também os joelhos dos brancos haverão de se dobrar.

Sou liberto e, no fundo das matas recrio um espaço de liberdade, defendendo com espírito guerreiro o meu reduto de paz.

No quilombo, volto à África, resgato a força mistérica do meu idioma, celebro reisados e congadas.

Cidadão Brasileiro, ainda luto por alforria, empenhado em abolir preconceitos e discriminações, grilhões forjados na inconsistência e inconsciência dos que insistem em fazer da diferença divergência e ignoram que DEUS é também negro."

Frei Betto



O que podemos fazer quando nosso coração escolhe o rumo de nossa vida? Podemos até lutar contra, porém, o que está escrito por Deus, ninguém pode mudar...as vezes desviamos, mas no final, acaba do jeito que ele quer! É isso ae!

Nenhum comentário: